Pesquisa norte-americana lança pesquisa: “Como os jovens consomem notícias e as implicações para a mídia tradicional”.

Historiador Pernambucano ganha exposição na USP
Abertas as inscrições para o 3º Seminário de Jornalismo Internacional ESPM e Columbia Journalism School

Pesquisa norte-americana lança pesquisa: “Como os jovens consomem notícias e as implicações para a mídia tradicional”.

Crédito: Reprodução

O Instituto Reuters realizou a pesquisa “Como os jovens consomem notícias e as implicações para a mídia tradicional”, o estudo revela que menores de 35 anos são menos fieis em relação as marcas de notícias tradicionais e preferem mídias sociais do que transmissão tradicional ou mídia imprensa.  
A pesquisa é feita com um montante de informações de rastreamento digital do consumo de notícias de jovens nos Estados Unidos e no Reino Unido.  Ela ainda mostra que ler notícias pode parecer um hábito cansativo para o público juvenil, explicando a popularidade dos avanços das redes sociais que oferecem mais interatividade e que são mais convenientes para eles, como por exemplo as histórias do instagram e podcast.
Para a pesquisa, a mídia tradicional é mais vista e confiável, porém tem uma visão negativa e deprimente, com as manchetes parecendo estreitas e repetitivas. É mais comum encontrar um público que procure notícias mais divertidas ou animadoras nas mídias sociais, como por exemplo temas que envolvem artes, cultura, ativismo e inclusão social por identidade de gênero e orientação sexual. 
O relatório ainda oferece várias sugestões de como produzir conteúdo e formatos que possam envolver o público mais jovem. Uma delas é que a mídia noticiosa precisa facilitar o uso de sites e aplicativos para grupos mais jovens , como plataformas mais simples e intuitivas quanto o Facebook ou Netflix. 
 
A pesquisa completa está disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *